domingo, 31 de julho de 2011

O valor da conquista

No decorrer da vida carregamos o desejo de realização. Desde os primórdios esse sentimento é estampado na nossa história; conquistamos alimentos no período pré-histórico, territórios nas navegações, posições nas sociedades, cargos em indústrias. Em suma, as realizações pessoais, profissionais e financeiras são várias, mas são muitas também as barreiras, cujo nem sempre são enfrentadas por causa das desistências, dificuldades e falta de estimulo.
Seguramente, ícones que representam o encontro desses empecilhos pelo caminho, mesmo tendo grande potencial para subir no pódio são os atletas. Muitas vezes são apresentados a nós em competições, digamos, em destaques e não sabemos que para chegar lá passaram por diversos perrengues. Enfrentam dificuldades físicas, carência de estadia e patrocínio.
Esses dias tive a oportunidade de assistir e participar dos Jogos Escolares e Jogos Regionais; não estão em evidência, mas, provavelmente, os atletas de ponta passaram por eles. Foram poucos dias e dignos de entrarem no rol de grandes experiências, pois não há nada melhor que nos espelhar na força de vontade alheia. Permaneci em contato com atletas e paratletas. Vi crianças se comunicando através de olhares, meninos longe de suas famílias, competidores "caindo" e no último minuto se levantando e ganhando. Todos com o mesmo propósito: vencer. Não necessariamente por causa da medalha, mas para mostrar que as dificuldades existem e sempre vão existir, o que importa é não desistir, porque o mais valioso é alcançar sua meta, estufar o peito, levantar a medalha e dizer: eu...eu também posso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário